Indicado ao prêmio Jabuti 2012
Como transformar a informação em vantagem competitiva nas organizações.
O mundo vive hoje a era da informação, da inovação e da competição acirrada. Compreender e integrar esses três conceitos é o grande desafio para as organizações e também para os profissionais. São muitos os dados, mas, efetivamente, pouca informação de fato relevante, e saem na frente aqueles que souberem melhor recuperar, analisar, classificar, disponibilizar e utilizar o que for importante para o processo de tomada de decisão.
Com uma nova abordagem, os autores apresentam um debate atual com metodologias, ferramentas e experiências que mostram ao leitor como compreender e tornar a gestão da informação um diferencial competitivo, inovador e sustentável.
O livro foi indicado pela Editora Saraiva para concorrer ao Prêmio Jabuti de melhor livro de Administração e Negócios de 2012. O resultado sai em agosto.
O livro apresenta importantes conceitos como o da organização que aprende e o da gestão do conhecimento. A obra aborda aspectos práticos da educação corporativa, envolvendo a comunidade acadêmica e empresarial na redação dos textos. Os diversos pontos de vista trazidos pelos autores, numa gama variada de experiências, apresentam a educação corporativa como um sistema de desenvolvimento de pessoas, ou processo de gestão de competências, que objetiva o fortalecimento e o compartilhamento da estratégia, do conhecimento, com foco na ambiência e na responsabilidade social, e da cidadania corporativa (missão, visão, valores). Essa riqueza conceitual aliada à vivência, escolhida entre as melhores práticas brasileiras, com experiências trazidas dos diversos setores da atividade empresarial, notadamente a de serviços, se constitui em importante referência para a área.
A coletânea destina-se especialmente aos empresários, consultores, gestores e profissionais responsáveis por programas de capacitação ou por universidades corporativas de grandes, médias e pequenas corporações, professores e alunos, e também gestores públicos responsáveis por políticas de desenvolvimento e inovação. É uma obra que foi cuidadosamente planejada e apresentada, cujo conteúdo se recomenda a todos aqueles que se interessam pelo tema do Aprendizado Organizacional e que estão em busca de caminhos seguros a serem trilhados para o desenvolvimento de programas dessa natureza no contexto nacional, uma vez que essa área deve ser tratada de forma estratégica, sendo uma ferramenta gerencial inigualável para o tripé organizacional. O segundo volume da coletânea apresenta novas abordagens sobre gestão do conhecimento e gestão da informação, em especial no que se refere às necessidades e usos da informação de forma integrada e em articulação com o aprendizado organizacional. A obra é uma interessante visão multidisciplinar com diferentes focos de atenção, cuja mescla nos oferece excelente leitura e aprendizado.
Lançado em 2005, Gestão Estratégica da Informação e a Inteligência Competitiva já está na quinta edição. Os dois temas (gestão da Informação e Inteligência Competitiva estão entre os principais fatores críticos de sucesso nas organizações. A gestão estratégica da informação pode e precisa ser utilizada como o diferencial competitivo das organizações. Isso requer saber utilizar a inteligência competitiva como um radar para monitorar o ambiente competitivo, identificar oportunidades para novos negócios e evitar ameaças. E o que é inteligência competitiva senão a forma inteligente de lidar com a informação e utilizá-la de maneira pronta e rentável antes que os concorrentes o façam? Partir na frente dos outros, criar novas soluções e produtos, inovar e ultrapassar depende de saber lidar de forma estratégica com a informação.