O Marketing é a área da administração que estuda e desenvolve o relacionamento da organização com seu mercado, buscando o crescimento através da troca de valor entre a empresa e seus clientes. Marketing, portanto, é uma responsabilidade da administração e não algo ser delegado aos especialistas.
As habilidades de Marketing são necessárias a todas as carreiras envolvidas com a estratégia de organizações de diversos tipos.
Carga Horária: 12 Horas
Local: Espaço Britannia
Endereço: Rua Rodolfo Amoedo 333 - Barra da Tijuca
Rio de janeiro | Cep: 22620-350
TEL +55 (21) 3197-6168
Por outro lado, as economias dos países vêm reposicionando-se nas últimas décadas. A sociedade está deixando de produzir bens para oferecer serviços. As dimensões crescentes e a importância cada vez maior dos elementos de serviços nos negócios, assim como o nascimento de uma nova gama de novos tipos de serviços, constituem uma mudança estrutural. Atualmente é mais difícil uma empresa produzir melhores soluções técnicas em forma de bens que seus concorrentes. O que conta são os serviços complementares que as empresas podem oferecer aos clientes de uma maneira competitiva com formatos mercadológicos. Todos agora fazem parte da economia de serviços. A visão tradicional era de separar, de forma estanque, o setor de produção do restante da empresa, colocando amortecedores organizacionais (Marketing, RH, etc.) entre o cliente e o sistema de produção. Hoje, o que se faz necessário, é um sistema aberto que inclua o cliente, um sistema que possa reunir e agir sobre a informação do mercado em tempo real. O que precisamos hoje são fábricas de serviços focadas num atendimento extraordinário com foco no foco do cliente.
Objetivo
Metodologia:
Além da exposição da uma base conceitual, o aprendizado é intensificado através combinação de várias abordagens de educação corporativa como dinâmicas vivenciais, vídeos, exercícios aplicados, textos, debate e casos de estudo. Além de favorecer o aprofundamento e retenção de conhecimentos, a metodologia aplicada cria uma dinâmica que favorece a reflexão de cada tema abordado.
Ementa:
Introdução ao ambiente de serviços. Características e definição de serviços. Estratégias de marketing de serviço. O novo MIX de Marketing em Serviços. Estrutura do marketing de serviços. Lugar e tempo em serviços. Evidência física em ambientes de serviços. Qualidade e Produtividade. As dimensões de qualidade em serviços. Os gaps e lacunas de qualidade. O Comportamento do Consumidor em Serviços. Comunicação Estratégica em Serviços. Processos de entrega de serviços. Serviços Pós-venda. A Hora da Verdade em Serviços. Marketing de relacionamento como alternativa de estratégia competitiva em serviços. O atendimento como estratégia de captação e de retenção de clientes. As competências essenciais do atendimento Objetivos de um atendimento eficaz. Planejando um atendimento sob medida. O Foco do cliente – o compromisso com o sucesso do cliente. Os“Cês” do atendimento: Cliente, Comodidade, Conveniência e Comunicação. Saber ouvir [escutar], perguntar e processar informações. Os mitos e os erros mais comuns no atendimento. Estratégias de atendimento de alto impacto.
Programa:
Parte I – O Atendimento
Parte II – Marketing de Serviços