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Liderança de Alto Impacto
Local:
Espaço Britannia
Data:
Próximo mês
Instrutor:
Claudio Starec
Desenvolva suas competências de liderança e se torne em um líder coach.
Investimento: R$ 490,00

O que é ser um líder? Quais são as principais competências e habilidades que um líder deve ter? A liderança é um dom ou pode ser desenvolvida? Todos podem ser transformar em líderes? Como será o líder em vendas do futuro? Essas perguntas são as mais frequentes quanto o assunto é liderança. Quanto mais competitivo for o cenário corporativo mais estas respostas serão decisivas.

Acreditamos que nos próximos anos o mundo dos negócios buscará como nunca profissionais que possuam as competências essenciais de liderança. A previsão é que em 2015, cerca de 15% dos executivos norte-americanos com idade entre 35 e 44 anos vão se aposentar. Estes dados devem se confirmar, em maior ou menor escala em outros países como o Brasil. Esta previsão está no livro Leading the Way, dos consultores Marc Effron e Robert Gandossy.

Carga Horária: 12 horas

Local: Espaço Britannia 

Endereço: Rua Rodolfo Amoedo 333 - Barra da Tijuca
Rio de janeiro | Cep: 22620-350
TEL +55 (21) 3197-6168

Peter Drucker costumava chamar a atenção para um ponto chave nesta questão: "a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo" argumentava o velho guru. E quem cria o futuro são os líderes. Henry Ford foi o primeiro a profetizar que os cavalos iriam desaparecer das estradas americanas e que o automóvel seria algo comum, e depois dele, Alfred Sloan, na General Motors, mostrou que podíamos escolher qualquer carro que não fosse preto, nem o modelo T (que era a única opção dada pedla Ford Company, à época). Sam Walton, do Wal Mart, prometeu (e cumpriu) vender mais barato todos os dias. Já Bill Gates vislumbrou que cada americano teria um computador em sua mesa de trabalho (hoje os computadores estão na mesa, em casa, no carro). Todos grandes líderes eleitos pela revista Fortune como os homens de negócio mais importantes do século XX.

Em comum, estes grandes empreendedores tinham visão de mercado, foco no resultado, eram mestres na comunicação e lideravam com base em ideias. Rudolph Giulini, prefeito de Nova Iorque durante o 11 de setembro, prega que as ideias são os pilares da liderança moderna e podem ser desenvolvidas de várias maneiras. Giuliani acredita que um líder aprende e ensina todos os dias. O maior aprendizado, entretanto, consiste em conquistar a adesão dos liderados, convidá-los a embarcar no mesmo projeto, na mesma visão; um verdadeiro líder não deve impor sua vontade. O comprometimento, o entusiasmo e a inspiração se conquistam pelo exemplo dado e pela adesão.
O problema é que um líder não costuma ser feito da noite para o dia. Hoje, os líderes não só definem estratégias, mas as colocam em prática e tem que se comprometer com os resultados, ou seja, precisam ser ótimos executores também; mas para que isso aconteça, o foco deve estar nas pessoas, quer dizer, nos talentos. Jack Welch, ex-CEO da General Eletric, afirma que não são os processos, nem as estratégias que levam as empresas para onde elas precisam ir, são as pessoas. O líder destes novos tempos precisa saber lidar com pessoas, estreitar relacionamentos de longo prazo.

Um líder precisa entender que seu principal papel é comunicar, diferente do chefe que apenas informa; neste sentido, a comunicação deve ser entendida no seu contexto mais amplo: significa tanto falar quanto ouvir, quer dizer, escutar o que seu interlocutor tem a dizer; é estimular o feedback, o retorno, das informações relevantes. O ponto de alerta é que as companhias ou os executivos que não sabem dizer claramente o que desejam, raramente conseguem o que planejaram. Como criar comprometimento se as pessoas não conhecem as metas corporativas.

Este novo líder precisa ser também um exímio negociador, ou, pelo menos, saber negociar, isto é, entender que não dá para ganhar sempre e que a política do ganha-ganha pode, também, ser um grande negócio. A negociação, uma das ferramentas mais importantes para os líderes do século XXI, pressupõe saber lidar com informação. Mas não é qualquer informação que interessa; apenas as informações estratégicas que permitam a tomada de decisão, no tempo certo, é que devem ser valorizadas. Podemos dizer sem medo de errar, que é impossível tomar uma boa decisão sem ter boas informações. Os líderes de sucesso são reconhecidos pela qualidade das decisões que tomam.

Para que você possa adquirir as competências de um verdadeiro líder, desenvolvemos o programa Liderança em Vendas de Alto Impacto, que será realizado para a sua empresa. A maior recompensa deste processo é perceber que qualquer pessoa pode adquirir as competências e habilidades de um líder, que a liderança deve e pode ser aprendida. Para o consultor Mário Sérgio Cortella, o líder é exatamente aquele que nos inspira a não "apequenar" a vida.

Neste curso, abordaremos que não importa o tipo ou tamanho da equipe na qual você trabalha nem mesmo o local da sua unidade de negócio; o líder é aquele que age, que questiona, que serve como exemplo, que foca em resultados, que delega mas que também tem responsabilidades e não foge delas, que serve e é servido pela sua equipe; que sabe se comunicar (dar e receber feedback); mostraremos que um líder de sucesso busca a convergência do resultado pessoal com o profissional; e debateremos como a liderança influencia as estratégias de crescimento da Lafarge nos próximos anos.

Objetivos:

  • Sensibilizar os líderes e novos líderes para os desafios que se apresentam no cenário competitivo.
  • Discutir estratégias de liderança com foco em resultado;
  • Apresentar as competências essências de um líder servidor e da liderança integral;
  • Mostrar como a comunicação é uma das mais poderosas armas do líder vencedor;
  • Identificar o perfil de liderança de cada participante;
  • Trabalhar as principais características da liderança no Sec XXI;
  • Incentivar a mudança de postura do líder em cenários competitivos.

Metodologia:

Além da exposição da uma base conceitual, o aprendizado é intensificado através combinação de várias abordagens de educação corporativa como dinâmicas vivenciais, vídeos, exercícios aplicados, textos, debate e casos de estudo. Além de favorecer o aprofundamento e retenção de conhecimentos, a metodologia aplicada cria uma dinâmica que favorece a reflexão de cada tema abordado.

Ementa:

Princípios e contexto da liderança moderna; o novo perfil da liderança situacional; habilidades e competências do líder servidor; a liderança integral e liderança situacional. Os pilares da liderança com foco em resultado. Gestão de pessoas. A comunicação - arte de dar e receber feedbacks. O desenvolvimento dos lideres do amanhã. O papel da liderança como agente de transformação na Lafarge. Visão sistêmica. O processo de tomada de decisão.


Programa:

Parte I - O Líder

  • Aprendendo com os líderes do passado.
  • O novo perfil e papel da liderança moderna.
  • Os enigmas da liderança no fio da navalha.
  • Os pilares da liderança corporativa.
  • Definindo prioridades: dê o tom e cuide dos detalhes.
  • Saber delegar: todos são responsáveis, o tempo todo.
  • Os maiores desafios da liderança no século XXI.
  • Por que um líder deve se comprometer em desenvolver talentos?
  • O Líder como facilitador/provocador da equipe
  • Desenvolvendo equipes de alta performance
  • Como incentivar a equipe a se comprometer com resultados
  • Adesão sim, coesão não e por quê?

Parte II - Competências e habilidades da liderança Lafarge

  • "Que líder sou eu?" versus "Que líder devo ser?"
  • “Eu como Líder”- Estado Atual X Estado Desejado
  • Os quatro "Cês" da liderança moderna: comunicação, comprometimento, competência e caráter.
  • A competência essencial da liderança moderna: relacionamento.
  • Relacionamento interpessoal: gerenciando COM pessoas
  • Como se comunicar com a equipe dar e receber feedback.
  • Assertividade da abordagem e da linguagem junto às equipes.
  • Planejamento Pessoal – como alinhar as metas pessoais às metas profissionais/organizacionais.
  • Administração do tempo o diferencial do líder de sucesso.
  • Liderança competitiva: inteligência na tomada de decisão.
  • Aprendendo a aprender e aprendendo ensinando.
  • Liderança: privilégio ou responsabilidade?
  • Liderança holística: o desafio da liderança no século XXI

Ética, integridade e transparência - a inteligência moral da liderança.

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